segunda-feira, 12 de outubro de 2009

Cronicando(wtf?)

Bom djia.

Decidi começar aqui com algumas crónicas, acerca do trabalho de português and stuff, e porque também tenho de extravasar algumas coisas antes que agarre numa naifa e comece a esfaquear pessoas enquanto berro "TENHO UM HAMSTER!".

Primeiro.


Dia 29 de Setembro saiu o 4º álbum dos Breaking Benjamin, intitulado 'Dear Agony', com um single épico (I Will Not Bow!), uma imagem nova e um som refrescante, que apenas mostra que o Ben & Cia conseguiram o impossível: Ultrapassar o álbum Phobia e o single Diary of Jane.

Até aqui tudo bem.

Depois, a Universal Music Studios, dia 30 de Setembro, anuncia a Tourneé Europeia dos Breaking Benjamin, 33 concertos que iam abranger Portugal, Espanha, França, Itália, Inglaterra, Alemanha, Rússia, Hungria, Grécia, Áustria e Suíça. Lo & behold, Portugal ia ter direito a DOIS, DOIS CONCERTOS; um no PORTO e outro em COIMBRA. Para um rapaz da zona de Aveiro como eu, era quase um sonho erótico tornado realidade. Bilhetes a 28€, concertos dia 10 e 12 de Dezembro (EPIC WIN, quem quer aulas?)

E aqui descamba.

Dia 5 de Outubro, os Breaking Benjamin processam a Universal Music Studios (Indeferido, mas mesmo assim!) por falsa informação e desmentem a tourneé. Aparentemente o senhor Ben Burnley (vocalista/guitarrista) tem um trauma qualquer a andar de avião desde que a amante do pai (WTF?) morreu num acidente de avião, portanto a banda não se ia deslocar á Europa.

...ok, realmente aqui não tenho grande ponta por onde pegar, mas estou triste. Benjamin Burnley, o senhor acabou de perder a posição de 'Gajo Com Quem Eu Teria Um Romance Gay'.

Jerónimo de Sousa, bem vindo a esse lugar.


Assunto que me chateia de morte #2.

Mia Couto.

Ora bem, muita gente me vem ameaçar com moedas de 50 cêntimos atiradas à minha testa a berrar "Mas o Mia Couto é um bom escritor pá!".
Nem eu digo o contrário, li algumas crónicas e livros dele e até gostei da sua ironia.
Agora o que eu não gosto é de ele se auto-intitular um 'grande escritor contemporâneo (Aqui vem a parte bela) da Língua Portuguesa'.

Tipo, what the hell? Quem já leu Mia Couto sabe que, entre a Língua Portuguesa e esse capacho, a relação deve ser tão forte quanto uma pastilha elástica velha.

Há, e digo, há centenas, talvez se não milhares, de escritores, de SENHORES ESCRITORES; de Língua Portuguesa. Só para citar um exemplo do que odeio em Mia Couto,

"Siga-se o improvérbio: Dá-se o braço e querem logo a mão. Veremos se o último a melhorar é quem ri"

De momento não posso escrever porque me dói o orgulho Lusitano. Há mais exemplos de puro massacre de língua, talvez mais explícitos que este de troca de provérbios. Mas agora digo eu:

Mia Couto, é um, e cito a minha professora de Português, um "Cabeçudo, exibicionista e pretencioso". Senhora Sílvia Antunes, eu amo você, acabou de ganhar um ovo Kinder.

Sem comentários: