segunda-feira, 19 de outubro de 2009

Viva a hipocrisia e os tachos!

Portugal sofre imenso, por ser um país com cultura abaixo da média europeia.
Portugal tem recursos energéticos, na ordem éolica, marítima (ondas/corrente) e solar (maior exposição solar na europa em termos de horas e intensidade), de fazer roer as unhas a países 'desenvolvidos' como a Alemanha ou a Holanda, mas Portugal peca imenso, não só aí, mas em todo o lado, por duas coisas:

Sub-aproveitação e Manipulação.

Começar a falar, em termos energéticos.
As fontes de energia mais utilizadas aqui na República das Bananas são, e cito, o petróleo(Fuel), o carvão e o gás natural. Todos eles são fósseis, sendo o gás natural o menos poluente, mais eco-friendly.

A produção/utilização éolica/solar (Isto para não falar da marítima) perfaz menos de 9% do total. Isto num país com as capacidades acima.
Porquê?

Sim, tem a ver com a sub-aproveitação desses recursos, que aproveitados ao máximo poderiam perfazer cerca de 35 a 45% das nossas necessidades de energia.
E agora, a manipulação.
Pode soar a teoria da conspiração, mas, Portugal, como 90% das nações semi-desenvolvidas e desenvolvidas da actualidade, é manipulado pela indústria petrolífera. Caso Portugal, um país perigoso em termos ambientais para eles, começasse a aproveitar a sua energia natural, imaginem os milhões que os senhores do petróleo iam perder. Logo, há que passar umas 'achegas' por baixo da mesa ao governo vigente. O governo fica feliz, as empresas ficam felizes, everybody wins. Mas os factos estão lá.

De salto para outro tema controverso (ou nao?)
TGV.
Vamos a ver, a senhora Manuela Ferreira Leite apoiou e assinou um TGV com QUATRO linhas de Porto/Lisboa + ligações a Espanha. O José Sócrates assinou um TGV com DUAS linhas nas mesmas condições. E agora vem a senhora MFL mandar vir, que é desperdício? Viva a hipocrisia!

Pessoalmente, o TGV é uma estupidez. Não, não nos vai 'desligar' da Europa como alguns cabeçudos (cujos bolsos só incham se o TGV avançar) nos querem fazer pensar. Já alguma vez andaram de alfa pendular? A diferença Porto/Lisboa entre TGV e Alfa Pendular é de...18 minutos. Jesus cristo, que cataclismo. Claro que o Alfa não dá essas velocidades hoje em dia, devido ao mau estado das linhas. Mas, 40% do dinheiro que o TGV ia custar em manutenção, instalação e etc, dava para colocar o Alfa a funcionar no topo das capacidades, com diferenças de 5 a 20 minutos em relação ao TGV (Isto para não falar nas ligações que tem a Espanha - se o pessoal daí quisesse apanhar o TGV, great, e o mesmo se aplica a quem tem Portugal por destino.)

Agora vou é tirar uma pausa que já me dói o pulso.

Sem comentários: